A importância da escala, outra utopia.? Camilo Mortágua

Também existe escala para a compreensão da dimensão das LIBERDADES ?
A IMPORTANCIA DA ESCALA, outra utopia.?

Não respeitar a correcta equidade de escala entre acções individuais ou de grupo e  a  dos seus próprios saberes e competências; provoca, quase sempre, exclusões ou frustrações sociais de difícil apaziguamento

É necessário que voltemos a colocar limites de escala às ambições que dominam o pensamento desenvolvimentista dominante, desligado do propósito de melhor satisfazer necessidades existenciais da humanidade.

Ambições quase sempre motivadas apenas, pelos objectivos de aumentar o volume de transacções comerciais ou especulativas, valorizar a importância dos mercados, e os patrimónios pessoais ou de grupo. Estas ambições estéreis e ilimitadas, prenhes de perverso egoísmo, desacreditam a política e estimulam comportamentos cívicos menos solidários,  para alem de não ter em consideração a correcta aplicação do reconhecido bom princípio de Pitágoras.

Aquele que nos ensina que, as competências de cada um, utilizadas erradamente acima do nível real de conhecimentos, provocam desorganização e aumentam exponencialmente o risco de insucessos.

Um óptimo piloto duma pequena aeronave de turismo, será, muito provavelmente, um péssimo piloto se colocado aos comandos dum “Boeing”.

As ilimitadas ambições de gente com mais olhos e barriga do que “cabeças” ( Leia-se conhecimento),incapazes de estabelecer limites para as suas competências, por um lado; e a tolerância e cumplicidade entre parceiros dos mesmo interesses por outro, tem permitido que se guindem ás mais altas funções da Governação dos povos,.pessoas que talvez pudessem ser óptimos quadros médios e são péssimos dirigentes.

A escala modifica tudo. A função, a utilidade, até a VIDA e o modo e o tempo de usar cada coisa da mesma natureza segundo o seu tamanho!

Dar muito mais atenção á escala, pode ser uma excelente pista para a concepção dos  novos fundamentos para a  velha utopia de conceber estruturas sociais mais adequadas à governação pacífica das sociedades humanas.

A ESCALA da abrangência de cada poder, se limitada à imagem das reais competências de cada qual, proporcionaria um mundo por agora“inimaginável”  mas de prospectiva muito sedutora.

Camilo Mortágua

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s