Fazendo história juntos

01 de outubro de 2019
Milhões de nós se juntaram aos jovens que estão lutando pelo nosso futuro, na maior onda de protestos pelo clima já vista. E enquanto eu observava as imensas multidões tomando as ruas em todo o planeta, meu coração se encheu de esperança.

Mas ele também se partiu.

Meu coração se partiu pelos lugares já devastados pelas mudanças climáticas. Pela Amazônia, queimando enquanto os jovens marchavam. E também por aquelas crianças corajosas… meu coração se partiu porque elas tiveram que fazer greve para serem ouvidas.

Meu filho de um ano estava com elas, no seu primeiro protesto. E eu me perguntei: “o que vou contar a ele sobre tudo isso quando ele tiver idade suficiente para entender?“. A resposta veio em uma única palavra:

Avaaz.

Vou contar a ele a história de todos e todas nós: das milhões de pessoas em todo o mundo que se uniram superando todas as barreiras imagináveis para construir um mundo melhor para nossos filhos e filhas. Isso é a Avaaz! — É a união de todos nós, para viver em harmonia uns com os outros e com o nosso planeta, reconhecendo que não estamos separados da natureza, mas que SOMOS a natureza, desenvolvendo-se de maneiras cada vez mais mágicas.

Aqui estão algumas das histórias que vou contar ao meu filho sobre o que nosso movimento fez para ajudar a salvar o futuro:

Colocamos toda nossa força para lutar por energia 100% limpa: milhões de pessoas tomando as ruas!!

Os membros da Avaaz estão lutando por um clima seguro e sustentável há mais de uma década, e as mobilizações e greves pelo clima de sexta-feira e a cúpula climática da ONU não foram exceção. Juntos, ajudamos a levar milhares de pessoas a se mobilizarem em todo o mundo. Também ajudamos a garantir que a energia das ruas fosse sentida nos corredores do poder — dias antes da cúpula da ONU, pressionamos a Alemanha a aprovar um novo plano para o clima. Até agora, 77 países se comprometeram a reduzir as suas emissões de carbono a zero até 2050 e 130 bancos anunciaram que vão alinhar seus investimentos ao Acordo de Paris. Ainda não é suficiente, mas a coragem climática está crescendo no mundo todo!

climatestrike

Estamos defendendo a Amazônia: + de 2,4 milhões de membros da Avaaz!!

Quando os incêndios na Amazônia ganharam as manchetes, foi necessário mostrar com urgência ao Congresso brasileiro que havia consenso nacional e internacional para que o desmatamento ilegal fosse impedido. Divulgamos uma pesquisa mostrando que até mesmo os apoiadores de Bolsonaro queriam ações por parte do governo, seguida por uma campanha viral assinada por mais de 2 milhões de membros da Avaaz. Depois, levamos nossa mensagem diretamente ao Congresso, acompanhada por um coro de crianças maravilhosas. A luta está longe de acabar mas toda semana o time da Avaaz está no Congresso pressionando deputados para aprovarem mais leis para proteger a Amazônia e defender as comunidades indígenas contra os abusos do governo Bolsonaro.

diego
Veja só o Diego Casaes, membro da equipe da Avaaz, acompanhado de 38 crianças e importantes deputados, entregando nossa mensagem de proteção à Amazônia diretamente ao Congresso

Estamos lutando contra a crise da extinção, protegendo METADE do Planeta: já são 3 presidentes, e contando!!!

No início desse ano, milhares de pessoas escreveram cartas profundamente inspiradoras aos líderes mundiais, pedindo para que eles apoiem o plano proposto por cientistas, e protejam metade do planeta para impedir a crise de extinção. As cartas foram transformadas em belos livros e estão sendo entregues pessoalmente a algumas das pessoas mais poderosas do mundo. Já nos reunimos com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o presidente da Colômbia, Iván Duque, o presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, a ministra do Meio Ambiente da França, Élisabeth Borne, e o ministro do Meio Ambiente da Etiópia, Fekadu Beyene — e todos eles expressaram apoio a esse plano inspirador. Agora, precisamos manter a pressão pois uma cúpula importante que vai acontecer no próximo ano, e precisamos garantir que mais governos de todo o mundo se comprometam a proteger metade do planeta.

Nemonte
A Avaaz entregou o plano de proteção de metade do planeta para líderes mundiais.

Ajudamos os povos indígenas a defender suas terras: mais de 3 milhões de hectares protegidos!

Quando o povo Waorani, processou o governo do Equador para impedir que suas terras fossem vendidas para empresas de petróleo, membros da Avaaz em todo o mundo doaram para ajudar a financiar o processo. E nós vencemos!! — ajudando a proteger mais de 200 mil hectares de terras Waorani, interrompendo o leilão de petróleo em mais de 3 milhões de hectares de terras indígenas no Equador e estabelecendo um precedente legal fundamental para os direitos indígenas em toda a Amazônia. Também trouxemos líderes indígenas da Amazônia para Nova York, para se encontrarem com as principais autoridades da ONU. E no Brasil, apoiamos grandes marchas de povos indígenas para resistir à destruição da Amazônia!

Nemonte
Membros do povo Waorani quando descobriram que haviam vencido o processo para proteger suas terras e a floresta, evitando que fossem leiloadas para a exploração de petróleo.

 

Estamos lutando contra o comércio de marfim: fechando mercados de marfim no mundo todo!

Nosso movimento tem liderado a tarefa de salvar os elefantes, fechando os maiores mercados de marfim. Ajudamos a pressionar Hong Kong a interromper o seu enorme comércio de marfim e, após uma campanha forte da Avaaz, a Europa prometeu novas e duras restrições sobre comercializar marfim. Agora, estamos focando no Japão, um dos maiores mercados de marfim restantes no mundo. No mês passado, enviamos milhares de mensagens aos principais líderes políticos do Japão, compartilhamos nossa petição com 1,2 milhões de assinaturas com a delegação japonesa em uma importante cúpula sobre a vida selvagem e publicamos um anúncio de página inteira no Financial Times em toda a Ásia. E sabe do melhor? Está funcionando — novas estatísticas mostram que a caça predatória de elefantes está caindo, graças aos mercados de marfim que estão fechando!

ivorytrade
Anúncio de página inteira da Avaaz no Financial Times, pedindo ao Japão que acabe com seu comércio de marfim durante a importante conferência CITES

E conseguindo proteções para girafas, leopardos da neve e animais selvagens em todo o mundo!

E não é só isso. Nesse ano, mais de um milhão de nós ajudaram na conquista de novas áreas de proteção para as girafas ameaçadas, mesmo quando muitos disseram que isso era impossível. Milhares de pessoas se juntaram para criar uma maciça reserva para os leopardos da neve no Nepal e para comprar e proteger uma faixa de um frágil habitat ameaçado pelo desenvolvimento nas Ilhas Galápagos. E graças às doações de membros da Avaaz, corajosos guardas florestais africanos que colocam suas vidas em risco para salvar a vida selvagem estão recebendo o melhor treinamento do mundo.

rangers
Guardas florestais financiados pela Avaaz recebendo treinamento, que serão replicados para seus colegas, sobre como proteger a vida selvagem na África.

E isso sem falar no nosso trabalho de defesa da democracia, investigando gigantescas redes de desinformação, enfrentando as políticas de extrema-direita no todo o mundo, na nossa luta pelos direitos humanos, e na nossa luta pela proteção de minorias vulneráveis, sendo uma voz global em sua defesa quando elas estão sob ataque.

Estamos escrevendo uma nova história para a humanidade, uma história que nos une e transforma a maneira como vivemos nesse planeta. E estamos fazendo isso juntos e juntas.

Como essa história vai acabar, dependerá de cada um de nós. A esperança pode fluir de um coração partido quando encontramos dentro de nós a coragem de agir. E é exatamente isso que estamos fazendo. Estamos construíndo o mundo com que sonhamos — o mundo que nossos filhos e filhas merecem.

Com profunda gratidão e orgulho por todos nós e pelo que fazemos,

Bert, e toda a equipe da Avaaz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s