Atividades previstas para as crianças no 2º Fórum Liberdade e Pensamento Crítico

As propostas aqui apresentadas fazem parte do plano de atividades do 2º Fórum Liberdade e Pensamento Crítico, que irá acontecer no dia 09 de novembro de 2019 na Escola Secundária Camões, em Lisboa.

O ponto de partida para o desenvolvimento destas propostas foi uma demanda dos pais participantes do primeiro Fórum, por um espaço específico para as crianças, onde pudessem estar em segurança e entretidas, enquanto os seus responsáveis estariam a participar das demais atividades do evento.

O espaço Liberdade e Pensamento Crítico das Crianças pretende oferecer atividades lúdico-pedagógicas para os miúdos (entre os 03 e os 09 anos) integradas no Fórum.

Coordenada pelas educadoras Claudia Pola, Joana Urban Vitorino e Moana Soto, a equipa de voluntários que se predispõs a dinamizar este espaço para as crianças propõe, entre outras, as seguintes atividades:

· ESPETÁCULO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Criação e responsabilidade do Grupo Casa das Cenas.

doação de brinquedos

· PENSAMENTOS SUSPENSOS

Elaborada com base no Método Paulo Freire, a atividade PENSAMENTOS SUSPENSOS, trata-se de um simples estendal que intenciona capturar os pensamentos dos miúdos participantes de forma lúdica. Basta incentivá-los a pendurar as ideias (palavras ou desenhos) assim que a inspiração vir e, através do que estiver nestas folhas de papel coloridas, será estabelecido o diálogo entre as crianças ao longo do dia. Ao fim da atividade, teremos uma bela exposição de todos os pensamentos suspensos.

pensamento crítico das crianças

pensamentos suspensos

· JOGOS COOPERATIVOS: PROMOVENDO VALORES SOLIDÁRIOS

Inspirado no trabalho do cientista político e professor André Valente de Barros Barreto, esta atividade engloba uma série de jogos que têm como objetivo promover a solidariedade através da cooperação. “Tendo nascido da reflexão de profissionais ligados à educação física e à psicologia do esporte que queriam desenvolver jogos em que o resultado não se desse sempre nos termos do binômio vencedor/perdedores, os jogos cooperativos, utilizando o potencial lúdico dos jogos e das brincadeiras, buscam promover valores que alicercem formas de subjetivação comprometidas com uma sociedade mais solidária. Nesse sentido, se inserem num conjunto de atividades sociais de importante valor simbólico que questionam a ideologia social hegemônica. Ao fazer isso, também promovem experiências reais de cooperação por meio da construção de idéias, sentidos, signos, sensações e corpos capazes de responder as intensidades dessas (novas) experiências.”

· TSURU: O ORIGAMI DA PAZ

“Origami é uma tradicional e milenar arte japonesa de dobrar papel sem cortá-lo ou colá-lo, criando diversas representações de seres ou objetos. Para o povo japonês o origami tem diversos significados, como por exemplo o “Tsuru”, que simboliza a paz, a felicidade, boa sorte e saúde. Há uma história por trás do origami Tsuru que é lembrada até os dias atuais, é sobre uma menina de 12 anos chamada Sadako Sassaki que foi vítima da Doença da Bomba Atômica, a leucemia. Sadako queria dobrar mil tsurus na tentativa de ser curada da sua doença, mas infelizmente ela morreu antes de dobrar os mil tsurus. Em sua homenagem foi construído em 1957 uma estátua de bronze em sua homenagem no Parque Memorial da Paz no centro de Hiroshima onde ela segura um tsuru gigante. A inscrição gravada na pedra em frente ao monumento diz: Este é o nosso grito. Esta é a nossa oração. Para a construção da paz no mundo.”

Free picture (origami bird) from https://torange.biz/bird-origami-51104

· ARRECADAÇÃO E DOAÇÃO DE BRINQUEDOS

Durante o dia do Fórum estaremos a arrecadar brinquedos para serem futuramente doados a instituições de apoio a crianças carenciadas (a selecionar).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s